Bibliotecas

Biblioteca Setorial do CEUNES
A Biblioteca Setorial do CEUNES faz parte do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Possui cinco pisos, numa área total de 2.404,75 m2. Funciona no período de 7:00 h às 20:50 h, de 2ª a 6ª (no período letivo) e conta com rampas para acesso de portadores de necessidades especiais, banheiros adaptados, bebedouros e armários para guarda de pertences enquanto os usuários permanecem nas suas dependências. Possui um acervo com mais de 5.537 títulos de livros e acima de 16.138 exemplares, havendo também periódicos, jornais e disponibilidade de acesso estendido por meio de uma sala de informática que possibilita a utilização da Internet para consulta à base Periódico Capes em ambiente amplo e climatizado.
SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS DA UFES (SIB)
A Biblioteca Central (BC) é um órgão suplementar vinculado diretamente à Reitoria, coordenando os procedimentos técnicos de todas as unidades do Sistema Integrado de Bibliotecas, da Universidade Federal do Espírito Santo (SIB-Ufes) necessários ao provimento das informações às atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração da Ufes.
Seu acervo disponível para consulta compõe-se de 100.080 títulos com 224.029 exemplares de livros; 5.983 títulos de dissertações e teses com 8.144 exemplares; 2.235 títulos com 3.208 exemplares de multimeios; e 1.701 títulos com 74.520 fascículos de periódicos.
A atual estrutura do SIB-Ufes contempla oito unidades, todas elas acessíveis fisicamente e online, bem como com disponibilidade de utilização e empréstimos a toda à comunidade universitária:
• - Biblioteca Central;
• - Biblioteca Setorial Tecnológica;
• - Biblioteca Setorial Ciências da Saúde;
• - Biblioteca Setorial Ceunes;
• - Biblioteca Setorial Ciências Agrárias;
• - Biblioteca Setorial de Artes;
• - Biblioteca de Educação;
• - Biblioteca Setorial do Núcleo de Estudos e de Difusão de Tecnologia em Florestas, Recursos Hídricos e Agricultura Sustentável (Nedtec).
O SIB/UFES está informatizado com mais de uma centena de computadores ligados à Internet, permitindo o livre acesso ao Portal Periódicos Capes, o qual atualmente se constitui instrumento fundamental para o desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa, particularmente nos cursos de pós-graduação. Além disso, o SIB/UFES inclui as seguintes redes: PERGAMUM, BIREME, COMUT, BIBLIODATA, REBAP, REBAE, CCN, ISTEC.
Fora o acesso nas instalações do SIB/UFES, os professores e alunos também tem acesso ao Portal da CAPES a partir das várias unidades de ensino. Os pesquisadores da UFES também podem ter têm acesso domiciliar através do SAR - Serviço de Acesso Remoto ao Portal de Periódicos da CAPES, que foi criado em final de 2008 através da parceria entre a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), o Núcleo de Processamento de Dados (NPD) e a Biblioteca Central.
Some-se a estes, os seguintes serviços oferecidos pelo SIB/UFES:
- Catálogo online;
- Empréstimo domiciliar;
- Treinamento de usuários;
- Levantamento bibliográfico;
- Orientação e Normalização de Trabalhos Acadêmicos;
- Comutação bibliográfica;
- Reserva da bibliografia usada nos cursos;
- Catalogação na Publicação;
- Página WEB;
- Biblioteca Digital;
- Empréstimo entre bibliotecas;
- Orientação e treinamento no Portal de Periódicos;
- Publicação de Dissertações e Teses na Biblioteca Digital

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia BR 101 Norte, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-900