Integração com a graduação

  • o PPGBT incentivou ações mútuas entre a Pós-Graduação e a Graduação com as atividades previstas para os bolsistas Reuni de Assistência ao Ensino e também de outros docentes não bolsistas. Um exemplo bem sucedido foi a participação de discentes do PPGBIO auxiliando na avaliação do Programa Institucional de Iniciação Científica da UFES, sempre acompanhados de um docente do programa, possibilitando aos Pós-Graduandos treinamento efetivo na qualificação de projetos de pesquisa em fase de conclusão.
    Por outro lado, a participação de estudantes de IC em projetos conduzidos pelos pós-graduandos, facultando a estes o início da compreensão das etapas que compreendem a pesquisa científica e possibilitando a ambos o relacionamento científico e o crescimento mútuos. Em projetos que já têm resultados preliminares, a redação de resumos científicos a serem encaminhados a congressos têm possibilitado o treinamento de ambos quanto à linguagem, apresentação e divulgação científica.
    Além disso, a infra-estrutura da Pós tem servido à melhoria na qualidade do ensino para a graduação.

Estágio de docência:

O Estágio de docência terá início a partir do primeiro semestre de 2011, após devido esclarecimento de suas regras. Todavia, os bolsistas que recebem bolsas REUNI de Assistência ao Ensino, já se encontram desenvolvendo atividades acadêmicas com reflexos positivos na aprendizagem dos graduandos, especialmente devido à tutoria/monitoria realizada em disciplinas, docência em aulas suplementares de reforço e exercícios e participação nas aulas práticas. Esta participação tem também despertado maior interesse dos graduandos na pesquisa e em atividades extra-curriculares.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia BR 101 Norte, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-900