Laboratórios

O CEUNES comporta uma estrutura construída disposta em quatro eixos, os quais contém quatro prédios com conjuntos de laboratórios para a graduação e mais quatro prédios de laboratórios para os programas de pós-graduação.
O PPGBT possui um prédio com 11 laboratórios, duas coleções biológicas, um auditório, duas salas de aula e duas salas de permanência, uma para os discentes e outra para os pós-doutorandos e visitantes, todos refrigerados. Os laboratórios seguem o conceito de multiusuário, embora cada um possua coordenador e vice-coordenador, os quais são determinados num processo democrático e dinâmico, aprovados no Colegiado de Curso e homologados na Câmara Departamental do Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas e no Conselho Departamental do CEUNES.
Além deste, há o prédio da Secretaria Única de Pós-Graduação (SUPGRAD), que atende a todos os cursos de pós-graduação do CEUNES e é dotada de dois anfiteatros preparados para defesas e apresentações, sala de atendimento onde funciona a SUPGRAD e três salas de reuniões, com capacidades para seis, 12 e 15 pessoas.

LABORATÓRIOS DO PPGBT:

Laboratório nº 1 - Ecologia do Ecossistema Manguezal.
Espaço que atende principalmente a pesquisadores do ecossistema manguezal e contém no momento 1 freezer horizontal, 1 geladeira, 1 balança analítica de precisão, 1 garrafa de Nansen, 1 microscópio estereoscópio, 1 microscópio óptico, 2 computadores (próprios), 1 capela, estufas de secagem (1 no laboratório de Ecofisiologia Vegetal - graduação), 1 peagômetro (no laboratório de Ecofisiologia Vegetal - graduação), 1 gaveteiro.

Laboratório nº 2 - Ecofisiologia Vegetal
Esse laboratório destina-se ao desenvolvimento pesquisas relacionadas à Ecofisiologia Vegetal, tendo como ênfase aspectos da ecofisiologia da fotossíntese em espécies vegetais da região Neotropical, destacando a família Orchidaceae. O laboratório está equipado com 1 porômetro (Modelo SC-1 Braseq), 1 medidor de umidade e temperatura do solo, 1 medidor portátil do índice de clorofila (modelo CFL1030), 1 sensor de luz portátil (LI-COR 01), 7 câmaras de germinação com fotoperíodo de alternância de tempo, 1 bomba a vácuo, 1 centrífuga refrigerada, 1 espectrofotômetro digital, 20 unidades de HOBO, 2 freezers horizontais, 1 micrótomo, 1 fluorômetro (Handy-PEA), 2 balanças analíticas, 1 autoclave, 1 destilador de água, 1 deionizador, 1 peagômetro digital, 1 estufa para secagem de material vegetal, 1 câmara de fluxo laminar e 1 medidor de área foliar.

Laboratório nº 3 - Biologia Estrutural
O Laboratório de Biologia Estrutural está voltado para o processamento e análises morfológicas, em microscopia de luz e eletrônica, de organismos vegetais e, principalmente, animais. Suas principais linhas de pesquisa estão relacionadas com a biologia reprodutiva de invertebrados e vertebrados (gametogênese descritiva e experimental), toxicologia de plantas medicinais (análises histopatológicas em animais experimentais) e com a espermiocladística (uso de caracteres espermáticos na filogenia) em insetos. O laboratório conta com 4 microscópios, 1 fotomicroscópio com computador, 2 estereomicroscópios, banho maria, agitador magnético, balança analítica, destilador, estufa de secagem e um micrótomo, além de uma grande quantidade de reagentes e material de consumo para microscopia de luz e eletrônica.

Laboratório nº 4 - Ecologia Aquática
Esse laboratório destina-se ao desenvolvimento de pesquisas relacionadas à ecologia de invertebrados bentônicos marinhos (macrofauna e meiofauna), ecologia e taxonomia de macroalgas marinhas bentônicas e de manguezal e biodiversidade e conservação de moluscos. O laboratório está equipado com 3 estereomicroscópios, 3 microscópios ópticos, 1 estereomicroscópio com captura de imagens, 1 microscópio óptico com captura de imagem, 2 estufa de secagem, 1 forno mufla, 1 agitador de peneiras, 1 chapa aquecedora, 2 balanças de precisão, 1 armário de aço, 2 armários de madeira, 1 forno micro-ondas, 1 geladeira, 1 microcomputador, 1 draga de van veen, além de diversos materiais para realização de coletas de fauna e sedimento para análises de matéria orgânica e granulometria e para coleta de macroalgas marinhas bentônicas. Além dos equipamentos e materiais utilizados em coleta, também possui material necessário para o processamento das amostras.

Laboratório 05: Sistemática e Genética Vegetal
Esse laboratório destina-se ao desenvolvimento de pesquisas relacionadas à Taxonomia, Biogeografia, Inventários e Filogenia de Angiospermas e ocorrentes na Flora brasileira, principalmente no Espírito Santo. O laboratório está equipado com 3 microscópios estereoscópicos, 1 microscópio, 6 armários de madeira, 4 armários de aço, 1 arquivo tipo gaveteiro de madeira, 2 mesas de escritório de madeira, 6 cadeiras de escritório, 1 estantes de ferro, 1 geladeira, 1 freezer horizontal, 1 microcomputador tipo desktop, além de diversos equipamentos e materiais para realização de coletas de plantas. Além dos equipamentos e materiais utilizados em coleta, também possui material necessário para o processamento das amostras como produtos químicos e vidraria.

Laboratório nº 6 - Ecologia da Mata Atlântica e Restinga
Esse laboratório destina-se ao desenvolvimento de estudos ligados a levantamentos florísticos, estruturais e ecológicos em áreas de restinga e floresta atlântica de tabuleiro, especialmente no estado do Espírito Santo. O laboratório é equipado com estufas de secagem de amostras de plantas (preparação de exsicatas) e diversos equipamentos que dão suporte às expedições botânicas, tais como prensas, tesouras de poda alta, equipamentos de escalada (acrodendrologia), tesouras de poda manual. Há disponível para os usuários deste laboratório uma biblioteca setorial, dotada de aproximadamente de 500 volumes, entre livros e periódicos, de botânica e ecologia. Esse material é fundamental para o auxílio na determinação taxonômica de plantas. Também é composto por estufas de secagem de serapilheira, lupas, balanças semi-analíticas, computadores com acesso à internet e ao Portal CAPES.

Laboratório nº 7 - Ecologia de Vertebrados Terrestres
Destina-se ao desenvolvimento de pesquisas relacionadas a todos os grupos de tetrápodes, em especial com ecologia, comportamento, taxonomia, corologia, biogeografia e conservação, e ênfase em Amphibia, Squamata, primatas e pequenos mamíferos. O laboratório está equipado com 1 microscópio óptico, 2 lupas estereoscópicas, 2 computadores ligados à internet, 1 freezer horizontal, 1 geladeira, 2 armários de madeira compensada e 1 gaveteiro porta-arquivos também de madeira compensada, além de material de consumo para coletas, preparação e preservação em álcool e formol, taxidermia de pequenos animais e esqueletos.

Laboratório nº 8 - Ecologia de Vertebrados Aquáticos
Esse laboratório destina-se ao desenvolvimento de pesquisas relacionadas à sistemática, taxonomia, biogeografia e ecologia de peixes continentais neotropicais. O laboratório está equipado com 7 microscópios estereoscópicos, sendo 2 com captura de imagens, 1 balança de precisão, 1 balança analítica, 7 medidores multiparâmetro para análise de água com funções múltiplas (tais como temperatura, pH, oxigênio dissolvido, salinidade, condutividade, TDS, turbidez e fluxo), conjunto de soluções calibradoras, 2 alcoômetros, 1 ecossonda para medição de profundidade aquática, 1 seladora térmica, 2 geradores de eletricidade à gasolina utilizados em coletas, 1 armário de madeira, 1 arquivo tipo gaveteiro de madeira, 1 mesa de escritório de madeira, 1 mesa tipo bancada de madeira, 4 cadeiras de escritório, 7 estantes de ferro, 1 geladeira, 2 microcomputadores tipo desktop, 2 microcomputadores tipo notebook, 2 aparelhos GPS uma câmera digital à prova d’água, 2 impressoras a jato de tinta, 6 paquímetros digitais, sendo um com interface digital e 1 longo com 30 cm, conjunto de vidraria e materiais cirúrgicos, estiletes, pissetas, luvas, jalecos e máscaras, além de diversos equipamentos e materiais para realização de coletas, fixação e preservação de peixes. O laboratório também possui material necessário para o processamento das amostras como produtos químicos e vidraria, bem como uma biblioteca bastante completa que tange à identificação e ecologia de peixes, assim como auxiliar à identificação dos itens alimentares, metodologia e análise de coletas e interpretação de parâmetros ambientais. Este laboratório é diretamente ligado à CZNC – Coleção Biológica Norte Capixaba e conexões de pesquisa com os Laboratórios nº 3 e nº 4.

Laboratório nº 9 - Genética e Conservação Animal
Esse laboratório destina-se a pesquisas na área de genética e conservação animal, englobando projetos que estudam a diversidade genética animal. Atua diretamente em cooperação com o laboratório 10, laboratório de Filogenia e Biogeografia. No laboratório são realizadas técnicas de extração de DNA, eletroforese e análise de imagens de moléculas. O laboratório está equipado com 1 balança analítica, 2 banhos-maria, 1 peagômetro, 1 espectrofotômetro nanodrop, 1 transluminador UV acoplado à sistema de análise de imagens de moléculas, 1 notebook, 1 ultracentrífuga refrigerada, 1 destilador de água, 1 barrilete reservatório de água destilada, 3 cubas horizontais para eletroforese, 3 cubas verticais para eletroforese, 3 fontes de energia para eletroforese e 1 jogo de micropipetas.

Laboratório nº 10 - Filogenia e Biogeografia
Esse laboratório destina-se ao desenvolvimento pesquisas relacionadas à biogeografia, ecologia tropical e urbana, citogenética e sistemática de insetos, tais como Lepidoptera, Hymenoptera e Ephemeroptera, e vertebrados, tais como peixes, cetáceos e pequenos mamíferos terrestres da Região Neotropical. O laboratório está equipado com 1 estereomicroscópio Nikon com iluminação de fibra ótica, 4 microscópios ópticos com câmara clara, 5 estereomicroscópios Opton, 1 computador, 1 freezer, 1 armário de aço, 1 destilador, 1 arquivo de madeira e 3 mesas, 1 balança de precisão 0,1 g, 1 capela, 1 destilador e 1 barrilete.

Laboratório nº 11 - Sistemática e Ecologia de Insetos.
Este laboratório destina-se ao desenvolvimento de pesquisas relacionadas à biologia, ecologia e sistemática de insetos, especialmente aquáticos, tendo como ênfase sistemática de Ephemeroptera da região Neotropical. O laboratório está equipado com 6 estereomicroscópios, sendo um com câmara clara e dois com entrada para câmera digital, 2 microscópios ópticos, sendo um com câmara clara e outro com entrada para câmera digital, 3 computadores ligados à internet, 1 estufa de secagem de lâminas, 3 armários de aço, 1 laminário para 1500 lâminas, 1 impressora laser, 1 câmera digital, 2 aparelhos de GPS, bancadas, ar-condicionado, além de material de para realização de coletas, como redes e puçás diversos e material de consumo para coletas, coleção de insetos e confecção de lâminas.

Coleção Zoológica Norte Capixaba - CZNC
A Coleção Zoológica Norte Capixaba ocupa um espaço de 67 m2 no pavimento térreo do prédio do prédio do PPGBT, ambiente climatizado e dotado de prateleiras e espaço para galões no sentido de conter a coleção zoológica em meio líquido, bem como armários para a coleção em meio seco e freezers para a coleção de tecidos e DNA. A CZNC compõe um acervo de referência da fauna regional ao menos dos grupos: Porifera, Nematoda, Cnidaria, Platyhelminthes, Nemertea, Nematoda, Arthropoda, Annelida, Mollusca, Echinodermata, Hemichordata, Myxini, Petromyzontida, Chondrichthyes, Actinopterygii, Ceratodontiformes, Tetrapoda, bem como um acervo didático para os cursos de Ciências Biológicas do CEUNES. A CZNC contém exemplares inteiros, suas partes e tecidos preservados via úmida em álcool 70%, álcool 100%, formaldeído 10% ou glicerina 100%. Todos os lotes possuem identificação do táxon ao menor nível taxonômico possível, número de tombo, dados de coleta com informações preferencialmente georreferenciadas e observações, quando pertinente. No momento a CZNC contém duas principais coleções: ictiológica, com ao menos 1727 lotes de peixes, com cerca de 25083 exemplares e 185 espécies (o que certamente constitui a maior coleção existente da ictiofauna da bacia do rio São Mateus), e entomológica, via úmida, com cerca de 70 mil exemplares de insetos aquáticos do Espírito Santo, diversas regiões do Brasil ou mesmo do exterior.

Coleção Botânica – Herbário São Mateus do Centro Universitário Norte do Espírito Santo – SAMES
O Herbário SAMES é particularmente novo. Devido a seu grande crescimento e independência nos últimos anos, em 2016 foi desvinculado da coleção botânica do Herbário VIES, da Universidade Federal do Espírito Santo, tendo seu registro junto ao Index Herbariorum. Assim, a coleção apresenta um único espaço físico localizado no Campus da UFES no norte do Espírito Santo. A coleção de exsicatas contém material fundamentalmente oriundo de coletas em fragmentos florestais de restinga e mata atlântica de tabuleiro do norte do Espírito Santo. Está condicionada em ambiente climatizado, dispostas em 27 armários de aço e 40 latas de estanho. A coleção atualmente, dá suporte para diversos estudos botânicos e ecológicos desenvolvidos na região. Seu acervo encontra-se com 7.560 registros.
O Herbário SAMES comporta em seu acervo representantes de famílias de Fanerógamos, mas agrega ainda famílias de Pterydophyta, Fungos, Liquens e Algas. Grande parte desse acervo se refere à táxons coletados em ambientes de Restinga (aproximadamente 90%). Entretanto, nos últimos quatro anos houve um incremento de espécies provenientes da Mata Atlântica, especialmente das matas de tabuleiro do norte do Estado do Espírito Santo. O SAMES conta atualmente com cerca de 7.000 registros de espécimes que são consultadas por diversos especialistas brasileiros e do exterior com o objetivo de identificar novas espécies e/ou resolver problemas taxonômicos.
Todo o acervo encontra-se atualmente informatizado no banco de dados (Brahms) e em processo de transferência para o banco de dados Jabot. A previsão é de que até o final de 2017 todo nosso banco de dados esteja disponível on-line.
O espaço físico do VIES consta de ampla sala de 200 m2, climatizada, com 10 armários compactados e outros 30 de aço. Há disponível antessala para triagem e montagem de material botânico e estufas para desidratação de exsicatas.

OUTROS LABORATÓRIOS DISPONÍVEIS DA UFES:

Laboratório de Microscopia – DCS/CEUNES
O CEUNES está munido com dois laboratórios de microscopia, instalados em duas salas de 80 m2, climatizadas por 3 condicionadores de ar. É composto por 6 bancadas que apoiam o conjunto de 25 microscópios binoculares e 25 lupas. Os laboratórios são munidos ainda de vidrarias e reagentes necessários a execução de atividades didáticas e de pesquisa, atendendo aos mais diversos fins. Consta ainda nos laboratórios de 1 freezer, 1 geladeira, 4 armários para acondicionamento da microscopia, 1 balança analítica, 2 balança semi-analíticas, 1 microondas, 2 agitadores magnéticos, 1 estufa de secagem e 1 computador ligado à internet. Para apoio a execução de aulas práticas, em cada laboratório encontra-se instalado microscópicos acoplados a telas de plasma de 42 polegadas.

Laboratório de Controle de Qualidade e Química de Produtos Naturais (LCQPronat) – DCN/CEUNES
Esse laboratório destina-se ao desenvolvimento de estudos ligados à química de produtos naturais, controle de qualidade físico-química de especialidades farmacêuticas, bem como a realização de monitoramento por meio de ensaios biológicos de extratos vegetais. Tal laboratório é equipado com 2 estufas de secagem, 1 desintegrador, 2 dissolutores, 1 durômetro, 1 medidor de pH, 1 banho maria, 1 balança semi-analítica, 1 bomba de vácuo. Consta ainda 3 armários de aço, 1 armário de madeira, 1 arquivo, 2 prateleiras de aço, 1 rota vapor, 1 geladeira e 1 bomba de duplo vácuo.

Laboratório de Análise Química de Solo e de Plantas – PPGE/CEUNES
Este laboratório desenvolve as análises dos parâmetros químicos do solo e das plantas para a correção da fertilidade do solo e o bom desenvolvimento das plantas. O laboratório é composto de 3 agitadores magnéticos com aquecimento, 3 aparelhos de Soxhlet, 1 aparelho de ponto de fusão a seco, 1 autoclave vertical, 1 balança eletrônica analítica, 1 balança eletrônica de precisão, 1 banho-maria, 1 bomba de vácuo, 2 capela de exaustão de gases, 1 centrífuga, 3 chapas aquecedoras, 1 condutivímetro, 1 destilador de água, 1 digestor destilador de Kjeldahl, 2 estufas de secagem, 2 evaporadores rotativos, 3 extratores de lipídeos, 1 fotômetro de chama, 1 Espectrofotômetro de Absorção Atômica, 1 espectrofotômetro UV/Visível, 1 forno mufla, 1 incubadora B.O.D, 6 mantas aquecedoras, 1 mesa agitadora horizontal, 1 moinho, 1 peagômetro, 2 refrigeradores, vidrarias e reagentes necessários a execução dos trabalhos.

Laboratório de Fitoquímica – PPGAT/CEUNES
Esse laboratório desenvolve os processos de extração, purificação e caracterização dos princípios ativos de vegetais para testes biológicos, sendo composto de 3 agitadores magnéticos com aquecimento, 1 agitador mecânico, 1 agitador vortex, 3 aparelhos de Soxhlet, 1 aparelho de ponto de fusão a seco, 1 autoclave vertical, 1 balança eletrônica analítica, 1 balança eletrônica de precisão, 1 banho-maria, 1 banho de ultrasom, 1 banho ultratermostático, 2 bombas de vácuo, 2 capela de exaustão de gases, 1 centrífuga, 3 chapas aquecedoras, 1 condutivímetro, 1 cromatógrafo gasoso acoplado a espectrômetro de massa, 1 cromatógrafo líquido de alta eficiência, 1 destilador de água, 1 digestor destilador de Kjeldahl, 1 DSC, 2 estufas de secagem, 2 evaporadores rotativos, 3 extratores de lipídeos, 1 fotômetro de chama, 1 espectrofotômetro de absorção atômica, 1 espectrofotômetro UV/Visível, 1 espectrofotômetro Infravermelho, 1 estufa à vácuo, 1 forno mufla, 1 incubadora B.O.D, 1 liofilizador, 6 mantas aquecedoras, 1 mesa agitadora horizontal, 1 microscópio binocular, 1 moinho, 1 peagômetro, 1 polarímetro, 1 refratômetro, 2 refrigeradores, 1 TG-DTA, vidrarias e reagentes necessários à execução dos trabalhos.

Laboratório de Taxonomia e Ecologia de Algas Continentais – LATEAC/DCB/UFES
No referido laboratório, em funcionamento desde maio de 2002 no setor de Botânica - Dept. de Ciências Biológicas da Universidade Federal do ES, campus Vitória, vem sendo desenvolvidas pesquisas relacionadas ao fitoplâncton e perifíton continentais em diferentes ecossistemas aquáticos (rios, lagos, lagoas, reservatórios, estuários) do estado. São abordados os atributos da estrutura da comunidade (riqueza, densidade, diversidade, equitabilidade, dominância, abundância, etc.), assim como sua dinâmica, ou seja, são avaliadas as variáveis limnológicas (temperatura, pH, condutividade elétrica, turbidez, transparência, sólidos totais dissolvidos e suspensos, nutrientes, etc.) e relacionadas com as populações de microalgas registradas. São comumente avaliadas variações espaciais - horizontais e verticais, e temporais (variação diária ou de fases do ciclo hidrológico), produção primária e sucessão ecológica. Tanto o fitoplâncton como o perifíton continental têm sido amplamente usado nas pesquisas como base para estimativa da qualidade ecológica dos ecossistemas aquáticos. Várias pesquisas têm abordado aspectos relacionados especificamente à Taxonomia e Ecologia de cianobactérias. O laboratório conta com 2 medidores multiparâmetros de campo, 2 oxímetros-termistores digitais, 3 peagômetros digitais portáteis, 1 turbidímetro, 1 condutivímetro, 2 kits de material em suspensão, bomba à vácuo, incubadora de DBO, duas garrafas de van Dorn, 3 redes de plâncton de 20 micras, 1 equipamento para coleta de sedimento e bentos, 1 geladeira duplex, 4 microscópios ópticos Olympus, 1 microscópio óptico Olympus com equipamento de epifluorescência e máquina fotográfica, 1 microscópio invertido, 1 profundímetro e grande quantidade de material de consumo (frascos para coleta, reagentes, filtros de fibra de vidro, termômetros de bulbo, caixa térmica, etc.). Pretende-se em 2008 implantar o primeiro banco de cultivo de cianobactérias do ES.

Laboratório de Química de Solos – PPGAT/CEUNES
Área coletiva de 78 m2, que tem como objetivo realizar análises químicas do solo. Atende atualmente às atividades de ensino dos alunos do curso de agronomia e ciências biológicas para realização de aulas práticas, pesquisa e extensão. Nele encontramos 32 metros de bancadas, onde estão alocados equipamentos, tais como: 2 balanças analíticas, 2 balanças semi-analíticas, 3 estufas de secagem, 2 estufas de secagem com circulação de ar, forno mufla, agitador de tubos tipo vortex, peagômetro, agitador magnético, bomba de vácuo, fotômetro de chama, computador e impressora, espectrofotômetro de absorção atômica, destilador de água, deionizador de água, banho maria, chapa aquecedora, 3 capelas de exaustão de gases, moinho de solo e mesa agitadora orbital e outros.

Laboratório de Nutrição Animal e Vegetal – PPGAT/CEUNES
Área coletiva de 78 m2, que tem como objetivo realizar análises qualitativa e quantitativa dos vegetais e/ou alimentos destinados ou não à alimentação animal. Nele encontramos 32 metros de bancadas, onde estão alocados equipamentos, tais como: 2 balanças analíticas, 2 balanças semi-analíticas, 3 estufas de secagem, 2 estufas de circulação de ar, forno mufla, agitador de peneiras, peagômetro, agitador magnético, bomba de vácuo, fotômetro de chama, espectrofotômetro UV-visível, Infrared FT-IT Spectromer com NIR, computador e impressora, espectrofotômetro de absorção atômica, destilador de água, deionizador de água, banho maria, chapa aquecedora, 3 capelas de exaustão de gases, moinho de facas, freezer vertical, geladeira duplex, extrator de fibra, extrator de gordura, bloco digestor, destilador de nitrogênio e outros.

Laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais – PPGAT/CEUNES
Área individual de 30 m2, que tem como objetivo realizar propagação vegetativa por cultura de tecidos, atendendo a projetos de pesquisa na área de propagação vegetal. Equipado com câmara de fluxo laminar horizontal, autoclave e lâmpadas além da vidraria e prateleiras para crescimento vegetativo.

Laboratório de Microbiologia – PPGAT/CEUNES
Área individual de 11 m2, destinado a análise microbiológica da água, solo e alimento, nele temos câmara de fluxo laminar vertical, capela de exaustão de gases, agitador magnético, agitador vortex, autoclave, banho maria, centrífuga, chapa aquecedora, estufa de secagem, estufa bacteriológica, estufa incubadora BOD, freezer vertical, geladeira duplex, microscópio binocular, bico de Bunsen.

Laboratório de Climatologia Agrícola/Geoprocessamento – PPGAT/CEUNES
Equipado com dois microcomputadores com software específico de geoprocessamento e programação de equipamentos meteorológicos e com acesso ao Portal de Periódicos CAPES, plotter, bancadas e armários para manuseio de equipamentos meteorológicos que dão suporte aos projetos de pesquisa. O laboratório possui os seguintes equipamentos: 2 dataloggers para coleta de dados; sensores de medição da temperatura do ar, umidade relativa do ar, velocidade do vento, termopares para medidas de temperatura do ar e solo.

Laboratório de Física de Solos
O laboratório possui 60 m2 e se encontra no prédio de laboratórios do DCAB. O laboratório suporta atividades didáticas e de pesquisa nas disciplinas de física e manejo e conservação do solo. O laboratório é equipado com os seguintes equipamentos: 2 balanças analíticas, 2 balanças semi-analíticas, 4 dispersores de solo, 1 agitador de peneiras tipo Yoder, 1 estufa de secagem, agitador de peneiras, penetrômetro de impacto, permeametro de carga constante tipo guelph, amostrador de solo, amostrador de solo tipo uhland, medidor eletrônico de compactação do solo, sistema TRIME de medição em campo com sonda inteligente (TDR) e outros.

Laboratório de Biotecnologia
O laboratório de Biotecnologia do CEUNES foi constituído para abranger três áreas do conhecimento: microbiologia básica, genética e bioquímica. Estas áreas se complementam e, em conjunto, formam o escopo do que se convenciona chamar de Biotecnologia. O laboratório é equipado com capela de fluxo laminar, termociclador, estufas de secagem e esterilização, além da estufa de cultivo, balanças analíticas e semi-analíticas, banho maria, microscópios ópticos e estereoscópicos, transluminador com sistema de captação de imagem e digitalização da mesma, entre outros. Esses equipamentos permitem o desenvolvimento de aulas práticas essenciais para o aprendizado de procedimentos microbiológicos, bioquímicos e moleculares tais como: cultura de microrganismos, cultura de células, metodologias de análise de DNA baseados em PCR (Polymerase chain reaction) e metodologias de análise de DNA baseados em análises de restrição.

O CEUNES ainda possui outros laboratórios disponíveis que poderão funcionar como auxiliares no desenvolvimento de atividades relacionadas ao ensino e a pesquisa: Laboratório de Química Analítica, Laboratório de Química Orgânica, Laboratório de Química Geral, Laboratório de Máquinas e Motores Agrícolas e Laboratório de Física.

Estação Meteorológica – INMET/CEUNES
Estação meteorológica automática, vinculada ao INMET e gerenciada pelo CEUNES por meio de um acordo de cooperação, equipada com barômetro, anemômetro, pluviômetro, radiômetro, temômetro e sensor de umidade relativa. Coleta os dados a cada hora e transmite ao INMET que repassa ao CEUNES onde são disponibilizados pelo portal do Centro (http://www3.ceunes.ufes.br/estacao/index2.asp?estacao=A616).

Casa de Vegetação
Utilizada para as atividades de pesquisa e aulas práticas do curso de Agronomia e Biologia, oferece um ambiente propício para o cultivo de espécies vegetais em condições semi-controladas. Possui área total 147 m2. O teto é de policarbonato transparente. As suas laterais são compostas por tela antiafídeos permitindo as trocas do ar quente com o meio externo devido às altas temperaturas da região. Possui sistema de irrigação automática por microaspersão possibilitando a subdivisão da casa de vegetação em dois setores distintos.

Fazenda Experimental
A fazenda experimental do CEUNES está localizada em espaço conexo ao campus, em uma área de 190 ha adquirida pelo Governo do Estado do Espírito Santo para a Universidade junto ao Consórcio Aracruz/Suzano. A aquisição da fazenda experimental foi a concretização de um grande esforço realizado pela diretoria do Centro em agregar à área do Ceunes um espaço físico para dar suporte às atividades de ensino e pesquisa, particularmente dos cursos de Agronomia e Biologia, bem como seus respectivos programas de pós-graduação. Cerca de 80 ha da fazenda estão recobertos por vegetação típica da floresta atlântica de tabuleiro, especialmente adequados aos projetos vinculados à Pós-Graduação.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia BR 101 Norte, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-900